Ano 42 Dez/2004

A Época de Ouro da Aviação Estrangeira no Brasil – 1ª Parte 

Devido ao sucesso de nossas edições históricas anteriores, apresentamos aos nossos leitores o volume VII da série: A Época de Ouro da Aviação no Brasil.

Há dois anos, quando Flap completou 40 anos, publicamos uma matéria sobre a aviação comercial brasileira vista por um menino de 16 anos. A matéria mostra em detalhes como era a aviação há 40 anos na visão do fundador de Flap Internacional, Carlos André Spagat.

O primeiro avião pressurizado no Brasil, o Stratoliner, também faz parte desta edição especial. No início dos anos 40, o Boeing 307, sob as cores da Pan American Airways, voava para o Brasil, oferecendo mais conforto e segurança a seus passageiros.

Uma matéria bastante detalhada aborda o pioneirismo da British South America Airways, empresa de bandeira britânica que desbravou muitos países na América do Sul. Entretanto, alguns percalços ocorreram, demonstrando que nem sempre a experiência militar pode se adaptar facilmente aos métodos do transporte aéreo comercial.

O Stratocruiser, mais conhecido como o palácio dos céus do Brasil, teve importante papel durante a década de 50 na ligação entre o Brasil e os Estados Unidos. A matéria traz a história do avião de dois andares que no Brasil ficou conhecido como “Presidente”.

A edição traz ainda os bastidores do serviço de catering, mostrando como foi a era de ouro das companhias aéreas e seus serviços primorosos ao longo da história da aviação.