Lufthansa desenvolve procedimento de reparo automatizado para materiais compostos

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A empresa Lufthansa Technik AG desenvolveu pela primeira vez um procedimento de reparo parcial automatizado com materiais compostos de fibras em componentes estruturais de aeronaves. O novo procedimento permitirá consertar o casco externo de aeronaves de forma mais eficiente e rápida. Os materiais compostos estão sendo cada vez mais usados na construção de aviões. O procedimento de reparos será utilizado principalmente em estruturas de fuselagem e asas de aviões, mas também em lâminas de rotores de helicópteros. A pesquisa, desenvolvida no âmbito de um projeto que deverá terminar em abril de 2012, foi promovido pelo Ministério da Economia alemão e já teve a patente solicitada. O reparo em si começa depois da análise do dano e da limpeza da respectiva peça. Em primeiro lugar, superfície e contorno são submetidos a uma varredura com a ajuda de um método de medição ótica (projeção de luz) que registra até centésimos de milímetros. Em seguida, uma fresadora computadorizada produz áreas de colagem, utilizando um software desenvolvido especificamente para esse projeto. Para finalizar, são produzidos recortes cem por cento exatos de camadas individuais de fibra, que então são colocados sobre a peça danificada, colados e endurecidos 24/02/12

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