Embraer e Musal inauguram duas novas salas

A Embraer e o Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro (MUSAL) inauguraram duas novas salas no local, intituladas Primórdios da
Aviação Brasileira e Sala Embraer ? Brasil na Vanguarda da Indústria Aeronáutica. A abertura dos novos espaços resulta do acordo celebrado em agosto de 2002 pelo fabricante e pelo MUSAL, por meio do qual a Embraer comprometeu-se a destinar R$ 1,359 milhão com o objetivo de restaurar e ampliar as instalações do maior museu aeronáutico do
Hemisfério Sul. Além da construção das novas salas, foram executados projetos de recuperação da infra-estrutura, incluindo a cobertura dos cinco hangares que abrigam as aeronaves que compõem o rico acervo do museu, a qual recebeu aplicação de tinta especial para ajudar no controle interno de temperatura. No novo espaço dedicado à Embraer, documentos, equipamentos e componentes de aeronaves, juntamente com uma coleção de maquetes de todos os aviões construídos pela empresa, contarão a história de seus 35 anos, do planador EMB 400 Urupema ao
Embraer 195. O MUSAL encontra-se aberto ao público desde 1976 e é mantido pelo governo federal do Brasil. Atualmente, o museu tem 76 aviões em acervo, incluindo raridades como o
bombardeiro Focke-Wulf FW-58 e o caça Republic P-47 Thunderbolt. O protótipo do turboélice Bandeirante, que efetuou seu primeiro vôo em 1968, também está à mostra num dos cinco hangares do MUSAL. Além dos aviões, o museu possui uma vasta coleção de documentos que ilustram a história da aviação, inclusive pinturas, fotografias e livros alocados numa biblioteca
especializada. Uma seção inteiramente dedicada a Alberto Santos-Dumont, pioneiro aviador brasileiro, figura entre as grandes atrações do MUSAL. O local também guarda réplicas do bi-plano 14 BIS e do Demoiselle, primeiro avião ultraleve montado no mundo.
Ambos foram criados e pilotados por Santos-Dumont no início do século XX.
Mais de 100.000 pessoas do Brasil e outros países visitam o MUSAL a cada ano. 27/04/05

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