Vídeo confirma que Antonov An-225 Mrya foi destruído

O que todos temiam, de fato aconteceu. Um vídeo que circula hoje nas redes sociais, confirmou que o maior avião já construído pela indústria aeronáutica foi seriamente danificado em um hangar no aeroporto de Gostomel, na Ucrânia. Na filmagem, fica claro que Antonov An-225 Mrya (sonho em ucraniano) foi bastante danificado, principalmente na parte frontal, onde um míssel teria atingido o cargueiro dentro do gigantesco hangar. Ainda não ficou claro quem destruiu a aeronave – se à Rússia, força invasora, ou a própria Ucrânia, país que abriga a Antonov Company.

Único exemplar em operação, o Mrya era usado principalmente em grandes fretamentos internacionais de carga aérea, com a incrível capacidade de transportar 253 toneladas de carga. O peso máximo de decolagem era de 640 toneladas e nos anos 1980, serviu como aeronave de transporte para o ônibus espacial russo Buran. O maior jato de asa fixa já construído com 84 metros de extensão e 88 de envergadura, possuía seis motores turbofan Progress D-18T e tinha autonomia para voar até 15.400 quilômetros.

Em duas ocasiões o cargueiro esteve no Brasil, em 2010 e 2016, onde pode ser visto pela comunidade de spotters nos aeroportos de São Paulo/Guarulhos e Campinas/Viracopos. Uma das imagens da aeronave no Brasil, de autoria do fotógrafo José Salgueiro Jr., foi capa dupla da edição 450 da revista Flap.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn