Helicóptero Airbus H145 com cinco pás é certificado nos EUA

O novo helicóptero Airbus H145 de cinco pás recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Este tipo de certificação abrange toda a gama de capacidades, incluindo as regras de voo por instrumentos (IFR) com um piloto e as operações monomotor (Cat.A/VTOL), juntamente com a capacidade de visão noturna com óculos especiais.

Esta versão mais recente da família H145 recebeu a certificação EASA em julho passado e foi entregue à cliente de lançamento “Norwegian Air Ambulance Foundation”, em setembro. A primeira entrega de H145 com cinco pás nos EUA está prevista para o início de 2021.

A Airbus Helicopters, Inc., subsidiária norte-americana da fábrica europeia, começou a modernizar a atual linha de montagem final do H145 em Columbus, Mississippi (EUA), com novas capacidades de testes de cablagem para a variante de cinco pás. Os técnicos também estão recebendo formação que terminará antes da chegada dos primeiros kits da nova versão no final deste ano.

Esta última atualização da família H145 acrescenta um novo e inovador sistema de rotor de cinco pás ao H145 multi-missão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg. A simplicidade do novo desenho do rotor principal sem suporte também simplificará as operações de manutenção, melhorando ainda mais a operacionalidade e fiabilidade de referência do H145, ao mesmo tempo que melhora o conforto de viagem tanto para os passageiros como para a tripulação.

Equipado com dois motores Safran Arriel 2E, o H145 possui controle de motor digital de autoridade total (FADEC) e o conjunto de aviónicos digitais Helionix da própria Airbus. Inclui um piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. A pegada acústica particularmente baixa deste helicóptero torna o H145 o aparelho mais silencioso da sua classe.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn