GE Aviation desenvolve nova versão de motor para a aviação agrícola

Expectativa é que as primeiras unidades da aeronave 510G movidas pelo novo H80 entrem em operação já em 2017

A empresa GE Aviation em parceria com a fabricante Thrush Aircraft traçam novos planos para o motor H80, turboélice da família H Series da GE. Durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola (SINDAG), a companhia anunciou que uma atualização do motor está em curso, o que oferecerá um novo sistema de controle eletrônico. Projetado para reduzir a carga de trabalho do piloto, o EEC possui uma alavanca única capaz de controlar tanto o funcionamento do motor, quanto da hélice. A expectativa é que as primeiras unidades da aeronave 510G movidas pelo novo H80 entrem em operação já em 2017. Os primeiros testes em voo do sistema de controle eletrônico foram realizados no primeiro trimestre deste ano. Entre os benefícios registrados está a prevenção automática de sobreaquecimento e sobretorque, o que resulta em uma maior vida útil do motor e facilidade de manutenção. Outra novidade é a ampliação em mais de 10% do tempo para manutenção dos motores H Series, que hoje deve passar pelo processo de revisão a cada 3,600 horas ou 6,600 ciclos (o que ocorrer primeiro) e passará a voar 4 mil horas entre uma revisão e outra, sem limite de ciclos.

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