FAB lança satélites através do foguete Falcon 9, da SpaceX

A Força Aérea Brasileira realizou o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia – 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA). No Brasil, a operação foi acompanhada do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no Youtube. As imagens captadas pelos satélites serão utilizadas em apoio ao combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de produtos cartográficos, determinação da navegabilidade dos rios, visualização de queimadas, monitoramento de desastres naturais, vigilância da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e apoio às operações de vigilância e controle das fronteiras, entre outras capacidades.

O Comandante da Força Aérea Brasileira explicou que esse é um passo importante para o conhecimento e controle do nosso território. “Os satélites da ICEYE vão utilizar a tecnologia radar para monitorar o nosso território, essa tecnologia permite observar o terreno mesmo quando há uma cobertura de nuvens. São mais precisos que os satélites que fazem varredura ótica, que possuem uma leitura mais limitada, porque não “furam” as nuvens e restrigem nossa capacidade de monitorar regiões como a Amazônia”, explicou.

Os satélites foram contratados e adquiridos da empresa finlandesa ICEYE, em 2020, na gestão do atual Governo Federal, com recursos do orçamento do Ministério da Defesa, desenvolvidos e fabricados ao longo do ano de 2021.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn