Sistema de segurança da pista de Congonhas segue em obras

As obras que estão sendo realizadas na pista principal do aeroporto, que visam o aumento da segurança operacional seguem a todo vapor. Os trabalhos para implantação da tecnologia EMAS (Engineered Material Arresting System) foram iniciados em fevereiro de 2021 e já atingiram 51% de execução.

Congonhas será o primeiro aeroporto da América Latina a contar com o EMAS, uma estrutura que cria uma nova área de escape com blocos de concreto que se deformam quando uma aeronave ultrapassa o limite final da pista. O método resulta na desaceleração do avião e é usado em aeroportos com limitações de espaço em países da Europa e da Ásia, além dos Estados Unidos.

Ao final do serviço, a pista principal terá duas novas áreas de escape – uma de 70m x 45m na cabeceira 17R; e outra de 75m x 45m na cabeceira 35L. As duas estruturas serão sustentadas por vigas e pilares capazes de suportar as aeronaves e veículos. O projeto prevê ainda obras complementares nas pistas de taxiamento nas regiões próximas aos EMAS.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn