História XIV

Ano 49 Dez 2011


Neste número, apresentamos uma série de matérias sobre a história da aviação comercial. Esta 14ª edição histórica da Flap traz artigos sobre aviões de grande sucesso no Brasil, contribuindo, assim, para a preservação da memória da aviação. 

A primeira matéria traz a história dos turboélices Fokker F-50 no Brasil. A trajetória do bimotor é narrada desde os primeiros voos de testes no País até a sua chegada para a operação comercial e a sua desativação anos depois. Outro grande pioneiro na aviação brasileira, o Boeing 737-200, na versão de passageiros, ganha espaço com um texto bem apurado e fotos inéditas.

Em “Os Lockheed bimotores e sua história no Brasil”, contamos em detalhes a saga dos L-14 e L-10 na década de 1940. Antes mesmo dos mais conhecidos Lockheed operarem por aqui, como os lendários Electra II, os bimotores já marcavam presença. A matéria “Air France – quando voar era um luxo” mostra todo o glamour da aviação antiga e o que a companhia francesa tinha a oferecer aos seus passageiros na época.

O artigo “Empresas argentinas do passado no Brasil” revela como, no meio da década de 1950, surgiram várias companhias aéreas privadas, muitas, inclusive, desconhecidas da maioria dos entusiastas de aviação. Publicamos também um artigo sobre a Pan American, que na década de 1950 lançou um folheto no Brasil divulgando seus serviços e aviões. Mais uma revista para o colecionador guardar na biblioteca e ter como referência de pesquisa. Boa leitura.