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Air Force One supersônico só na próxima década

Air Force One supersônico só na próxima década

 

O interesse e o desenvolvimento de aeronaves supersônicas viáveis, ​​continua com uma empresa com sede nos Estados Unidos planejando voos para meados da década de 2030. A startup Exosonic está projetando um jato supersônico que tem potencial para voar a Mach 1.8, ou duas vezes a velocidade dos jatos convencionais. Eles também conseguiram um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para desenvolver o transporte executivo supersônico.

O principal negócio da Exosonic é desenvolver um jato supersônico comercialmente viável, capaz de transportar 70 passageiros. A Exosonic não é a única empresa que está tentando fazer isso. Startups que trabalham em aeronaves supersônicas estão surgindo como cogumelos atualmente. Mas o Exosonic tem dois pontos de diferença.

De uma perspectiva técnica, a Exosonic está tentando silenciar o estrondo sônico. Esse é o som das ondas de choque criadas quando um avião viaja pelo ar mais rápido do que a velocidade do som. Na maioria das jurisdições, as aeronaves não podem voar supersônico sobre terra. Por sua vez, isso limita onde os aviões podem voar aumentando substancialmente os tempos de voo. Isso prejudica a viabilidade de aeronaves supersônicas. A Exosonic está trabalhando para superar isso.

A Exosonic também quer tornar o voo supersônico acessível - em torno do nível de uma passagem de classe executiva. Isso ainda está fora do alcance de muitos passageiros em potencial, mas abre um mercado de clientes potencialmente grande o suficiente para ocupar um avião de 70 assentos.

O potencial jato presidencial da Exosonic é uma versão executiva do jato de passageiros da Exosonic. Em vez de acomodar 70 passageiros, este futuro jato Air Force One acomodará apenas 31 passageiros.

Além da Exosonic, a USAF se associou a outras empresas que trabalham em tecnologias semelhantes, incluindo Boom Supersonic e Hermeus.

Foto: Exosonic

 



SAIBA MAIS

Aviação Executiva

06/04/2021


Bombardier confirma a VistaJet como cliente para o pedido de 10 aeronaves Challenger 350   A Bombardier confirmó que a operadora mundial de frotas VistaJet é o cliente de um pedido firme divulgado anteriormente de 10 jatos executivos Challenger 350. Foi uma das maiores encomendas de jatos de 2020. VistaJet, um cliente de longa data da Bombardier, também recebeu seus dois primeiros jatos executivos Global 7500. A aeronave eleva a experiência do passageiro com uma viagem mais tranquila e uma verdadeira cabine de quatro zonas projetada para ser uma casa e um escritório nos céus. A Bombardier celebrou recentemente o marco da 50ª entrega dessa aeronave incomparável, que tem o maior alcance entre os jatos executivos. A VistaJet, empresa líder global de aviação executiva, disse em um comunicado à imprensa divulgado hoje que seu pedido firme de 10 jatos executivos Challenger 350 é uma resposta a "uma demanda crescente e urgente" no segmento de super midsize. A aeronave mais vendida Bombardier Challenger 350 representa o pacote total de desempenho e experiência de cabine. É o jato executivo ideal para responder ao crescente interesse pela aviação privada em meio a uma pandemia mundial. Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier, disse: "Estamos extremamente orgulhosos de nossa parceria de longa data com a VistaJet e estamos entusiasmados por eles terem escolhido novamente as aeronaves da Bombardier para apoiar seus planos de expansão de frota. Com desempenho e conforto incomparáveis”. Thomas Flohr, fundador e presidente da VistaJet, disse: “É um momento incrivelmente empolgante, pois o VistaJet transforma a arquitetura de como as empresas e os indivíduos voam. Continuamos vendo uma rápida aceleração de novos membros, impulsionada pela demanda corporativa e executiva por nossas ofertas de mobilidade empresarial. As redes globais de aviação privada serão ainda mais vitais para apoiar as empresas e a economia”. Foto: Divulgação  


Industria

06/04/2021


Conceito de “avião modular” com colaboração da Embraer recebe prêmio internacional de design   O FLEXCRAFT, um conceito de aeronave modular e pilotada remotamente, que permite reconfiguração rápida de cabine para múltiplas missões, venceu o International Design Awards (IDA), na categoria de Design de Transportes. Com capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas e uso de fontes alternativas de energia, o conceito busca fomentar ideias de transformação do futuro da mobilidade aérea, combinando as perspectivas humana, tecnológica, social e econômica de forma sustentável. O IDA destacou a experiência dos passageiros por meio da flexibilidade de design das fuselagens e novas tecnologias. Entre as possibilidades estudadas para utilização estão o transporte de passageiros e carga, apoio a atividades de proteção civil, vigilância, evacuação aeromédica, agricultura, entre outros.   O projeto futurista foi resultado do trabalho de um consórcio português liderado pela Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A.(SET.SA) que reuniu a Embraer Portugal, Instituto Superior Técnico (IST), Almadesign, Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e apoio da Embraer SA (Brasil).   A iniciativa contou com financiamento do programa Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. “Essa premiação é um reconhecimento aos esforços, inovação e pesquisa científica da Embraer e de todos os parceiros desse projeto conceitual, que aponta oportunidades e caminhos para a transformação da mobilidade aérea futura”, disse Maurílio Albanese Novaes Júnior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.   Foto: Embraer  



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