Fechar

Industria



Compartilhar:

RSS

Airbus realiza a primeira decolagem totalmente automática

Airbus realiza a primeira decolagem totalmente automática

A fabricante europeia Airbus realizou com sucesso a primeira decolagem totalmente automática baseada em visão usando um protótipo do A350-1000 no Aeroporto Toulouse/Blagnac. A equipe de teste composta por dois pilotos e três engenheiros decolou no dia último 18 de dezembro, realizando um total de oito decolagens em um período de quatro horas e meia. Em vez de depender de um sistema de aterrisagem por instrumentos (ILS), a tecnologia existente de equipamentos de solo atualmente usada por aeronaves de passageiros em serviço em aeroportos em todo o mundo onde a tecnologia está presente, essas decolagens automáticas foram permitidas pela tecnologia de reconhecimento de imagem instalada diretamente no jato. O procedimento é um marco importante no projeto de decolagem e aterrissagem autônoma da Airbus (ATTOL). Lançado em junho de 2018, o programa é um dos demonstradores tecnológicos de voo que estão sendo testados pela empresa para entender o impacto da autonomia nas aeronaves. Os próximos passos do projeto verão sequências automáticas de táxi e aterrissagem baseadas em visão que ocorrerão em meados de 2020. O objetivo da Airbus não é avançar com a autonomia como um objetivo em si, mas explorar tecnologias autônomas juntamente com outras inovações em áreas como materiais, eletrificação e conectividade. Ao fazer isso, a fabricante pode analisar o potencial dessas tecnologias para enfrentar os principais desafios industriais de amanhã, incluindo a melhoria do gerenciamento do tráfego aéreo, a falta de pilotos e o aprimoramento de operações futuras. Ao mesmo tempo, está aproveitando essas oportunidades para melhorar ainda mais a segurança dos aviões, garantindo a manutenção dos níveis atuais. Para que as tecnologias autônomas melhorem as operações de voo e o desempenho geral das aeronaves, os pilotos permanecerão no centro das operações. As ferramentas são fundamentais para apoiar os profissionais, permitindo que eles se concentrem menos na operação da aeronave e mais na tomada de decisões estratégicas e no gerenciamento de missões. Foto: Airbus/A.Doumenjou



SAIBA MAIS

Industria

30/07/2019


Airbus inaugura unidade para produção de satélites em quantidade A OneWeb Satellites, uma joint venture da OneWeb e da fabricante europeia Airbus, inaugurou a primeira instalação do mundo para a produção em grande quantidade e em alta velocidade de satélites avançados para levar conexão de internet transformadora para todos em todos os lugares. Historicamente, satélites são construídos sob medida, custando dezenas de milhões de dólares para serem produzidos e mais de um ano para a conclusão de apenas um.


Industria

30/07/2019


Boeing anuncia doação ao Instituto Ayrton Senna para beneficiar 2 milhões de estudantes A fabricante norte-americana Boeing anunciou que investirá na parceria com o Instituto Ayrton Senna para impulsionar a educação integral nos próximos três anos. Os fundos de investimento do programa, que vai ajudar mais de 2 milhões de crianças em idade escolar e jovens com uma educação de qualidade que constrói as habilidades necessárias. 


Industria

30/07/2019


Número de passageiros transportados em voos internacionais bate recorde no semestre Dados do relatório de demanda e oferta do transporte aéreo divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil mostram que, no acumulado do primeiro semestre deste ano, o número de passageiros pagos transportados em voos internacionais realizados por empresas brasileiras foi o maior dos últimos 20 anos, desde o início da série histórica. Nos seis primeiros meses de 2019, mais de 4,6 milhões de passageiros voaram para destinos internacionais.



Publicidade