Fechar

Industria



Compartilhar:

RSS

Relatório apresenta as principais reclamações dos passageiros do transporte aéreo

Relatório apresenta as principais reclamações dos passageiros do transporte aéreo

Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil mostram que a quantidade de reclamações registradas para cada grupo de 100 mil passageiros pagos foi de 28,9 para as empresas brasileiras, 88,5 para as estrangeiras e 35,5 no total. Juntas, as companhias aéreas cadastradas na plataforma Consumidor.gov.br transportaram mais de 30,4 milhões de pessoas, o que equivale a 99,9% de todos os passageiros que viajaram no período. Entre as operadoras brasileiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a Azul apresentou o menor número de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros transportados no período, com 21,4. Logo em seguida, aparecem Gol e LATAM, com 22,8 e 39,8, respectivamente. Das companhias estrangeiras com maior volume de passageiros, a Aerolíneas Argentinas recebeu o menor número de reclamações para cada grupo de 100 mil, com média de 26,9. A lista é seguida por United Airlines (27,5), Air France (38,5), Copa Airlines (47,7), American Airlines (64,2) e TAP Air Portugal (114,1). O relatório traz também os temas e subtemas mais reclamados pelos usuários do transporte aéreo. De todas as queixas registradas contra empresas brasileiras, os aspectos que receberam maior volume de reclamação foram oferta e compra (24,6%), alteração pela empresa aérea (17,0%) e alteração pelo passageiro (15,7%). Das aéreas estrangeiras, os itens mais reclamados foram alteração pela empresa aérea (19,8%), reembolso (19,4%) e execução do voo (18,4%). O índice de solução das demandas dos usuários do transporte aéreo no trimestre foi de 80,1% para as empresas brasileiras, 59,4% para as estrangeiras e 74,4% no total. Das companhias aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros de julho a setembro de 2019, a LATAM apresentou o maior índice de solução no período, com 82,3%. Na sequência, vieram Azul (78,5%) e Gol (78,3%). Das estrangeiras com maior volume de passageiros transportados, as que obtiveram os melhores índices foram Air France (78,6%), Copa Airlines (68,5%), United Airlines (67,3%), TAP Air Portugal (62,2%), Aerolíneas Argentinas (59,7%) e American Airlines (52,6%). O índice de solução das reclamações é apurado de acordo com a avaliação dos próprios consumidores. Em relação à satisfação do usuário quanto ao atendimento da companhia na plataforma, no terceiro trimestre de 2019, em uma escala de 1 a 5, o índice de satisfação foi de 3,27 para as empresas brasileiras, de 1,90 para as estrangeiras e de 2,26 no total. Das empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no trimestre, a LATAM apresentou o maior índice de satisfação no período, com média de 3,33. A lista é seguida pela Azul (3,27) e pela Gol (3,22). Entre as estrangeiras que mais transportaram passageiros, a Air France apresentou o maior índice de satisfação no 3º trimestre, com média de 2,90. Sobre o tempo médio de resposta, o índice para o terceiro trimestre foi de 4,6 dias para as empresas brasileiras, de 5,8 para as estrangeiras e de 4,9 de média no total. De todas as demandas atendidas pelas empresas cadastradas, 14,9% foram respondidas em até 1 dia, enquanto 5,3% foram atendidas no último dia (10º) do prazo para resposta. Mais informações no portal www.anac.gov.br.



SAIBA MAIS

Industria

30/07/2019


Airbus inaugura unidade para produção de satélites em quantidade A OneWeb Satellites, uma joint venture da OneWeb e da fabricante europeia Airbus, inaugurou a primeira instalação do mundo para a produção em grande quantidade e em alta velocidade de satélites avançados para levar conexão de internet transformadora para todos em todos os lugares. Historicamente, satélites são construídos sob medida, custando dezenas de milhões de dólares para serem produzidos e mais de um ano para a conclusão de apenas um.


Industria

30/07/2019


Após paralisação da Avianca oferta de voos domésticos recua ao nível de 2010 A aviação doméstica brasileira registrou em junho uma retração de oferta de 9,20% em relação ao mesmo mês de 2018. O resultado, muito semelhante ao de maio (-9,17%), é o terceiro negativo em sequencia neste ano. Até março o setor viveu um ciclo de expansão continuada de 21 meses para o indicador. Em valores absolutos, a oferta de junho foi a mais baixa para a série do mês recuando até 2010.


Industria

30/07/2019


Boeing anuncia doação ao Instituto Ayrton Senna para beneficiar 2 milhões de estudantes A fabricante norte-americana Boeing anunciou que investirá na parceria com o Instituto Ayrton Senna para impulsionar a educação integral nos próximos três anos. Os fundos de investimento do programa, que vai ajudar mais de 2 milhões de crianças em idade escolar e jovens com uma educação de qualidade que constrói as habilidades necessárias. 


Industria

30/07/2019


Empresas aéreas já anunciaram mais de 95% dos novos voos a partir de São Paulo Companhias aéreas integrantes do programa de novos voos a partir do Estado de São Paulo já anunciaram mais de 95% do compromisso total de 490 novas partidas semanais até o fim de 2019, após o governo paulista ter reduzido a alíquota de ICMS sobre o combustível dos aviões de 25% para 12%.



Publicidade