Fechar

Aviação Militar/Geral



Compartilhar:

RSS

Embraer KC-390 Millennium é certificado para reabastecimento em voo

Embraer KC-390 Millennium é certificado para reabastecimento em voo

O projeto KC-390 Millennium deu mais um salto importante no desenvolvimento e certificação das suas capacidades operacionais. Foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390.

Após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizaram o voo de certificação.

O objetivo foi verificar a versatilidade da aeronave em realizar o processo de reabastecimento em voo, ou seja, desde o seu posicionamento em relação ao avião reabastecedor até o acoplamento da mangueira para realizar a transferência de combustível. Todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

Foto: Divulgação



SAIBA MAIS

Aviação Civil

05/04/2021


A estatal boliviana BoA realizará voos de “repatriação” do Brasil A companhia aérea estatal Boliviana de Aviación (BoA) informou que realizará "voos especiais de repatriação" durante o fechamento da fronteira com o Brasil para evitar a variante do covid-19 do país. A aérea indicou por meio de nota divulgada em suas redes sociais que esses voos especiais ocorrerão durante os sete dias que a fronteira com o Brasil fecha, os quais serão monitorados "sob rígidos controles e protocolos de controle epidemiológico". “Nesse sentido, as operações regulares estão sendo canceladas, afetando nossos usuários, que solicitamos nos contatar para remarcar seus voos”, diz o boletim. O governo boliviano determinou esta semana fechar a fronteira com o Brasil desde a última sexta-feira (02/04) por um período de sete dias para evitar infecções com a variante do covid-19, embora tenha autorizado três horas diárias de "trânsito fronteiriço." Foto: Divulgação    


Industria

05/04/2021


Mais 10 horas de testes de voo do Boeing 777X   A aeronave de teste 777-9 da Boeing, prefixo N779XX, tem estado ocupada realizando voos de teste nos últimos meses. Em 30 de março, ele realizou o voo 777X mais longo até hoje, passando pouco mais de 10 horas no ar - seis minutos a mais do que um voo de teste em setembro. “Isso faz parte de nosso rigoroso programa de testes para o 777X, que está progredindo bem. Estamos conduzindo uma série abrangente de testes e condições, no solo e no ar, para demonstrar a segurança e confiabilidade do projeto,” disse um porta-voz da Boeing. A aeronave atingiu uma velocidade de 1.020 km/h (550 kt) e voou até uma altitude de 12.500 m (41.000 pés). Foto: Divulgação  



Publicidade