Fechar

Aviação Militar/Geral



Compartilhar:

RSS

Jato Embraer KC-390 Millennium completa testes de lançamento de cargas em voo

Jato Embraer KC-390 Millennium completa testes de lançamento de cargas em voo

A fabricante brasileira Embraer anunciou que o jato KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração. O modelo possui um sistema de manuseio e lançamento no compartimento totalmente automatizado, em que um único mestre pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela empresa. Os testes, conduzidos em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército, foram realizados no Arizona, nos Estados Unidos. As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação. Durante a campanha, o jato lançou diversos contêineres por gravidade, com até 24 equipamentos em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando paraquedas de extração, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas. Também foram feitos lançamento aéreo sequencial por extração com até quatro plataformas em uma única passagem; lançamento por extração utilizando dois paraquedas de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado; e sistema CCDP testado para lançamentos por gravidade e extração em voo, demonstrando excelente precisão. O manuseio da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento, com os comandos fly-by-wire extremamente eficazes no controle das mudanças de atitude de inclinação da aeronave durante e após cada liberação de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra). 



SAIBA MAIS

Aviação Militar/Geral

30/07/2019


Airbus e OCCAR assinam contrato de suporte global para a aeronave A400M A fabricante europeia Airbus assinou um novo contrato de suporte para a aeronave A400M com a OCCAR (Organização de Cooperação Conjunta de Armamentos), que administra o programa multinacional em nome da Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo. 


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


FAB e Avibras assinam memorando de cooperação estratégica O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Avibras Indústria Aeroespacial, localizados em São José dos Campos/SP, assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de buscar maior cooperação estratégica para o desenvolvimento e a execução conjunta de ações, programas e projetos tecnológicos. 


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


FAB realiza testes de enlace de dados controlador-piloto em espaço aéreo continental Os primeiros testes utilizando as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC) no espaço aéreo continental brasileiro foram realizados no último dia 20 de junho. A aeronave Legacy 500 da Força Aérea Brasileira decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Recife/PE. Os testes ocorreram com a participação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar responsável pela aferição de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, além de procedimentos de navegação aérea de grande precisão.



Publicidade