Fechar

Aviação Militar/Geral



Compartilhar:

RSS

Ala 12 sedia exercício técnico de busca e salvamento

Ala 12 sedia exercício técnico de busca e salvamento

A Ala 12, localizada no Rio de Janeiro, coordenou as atividades do exercício técnico SAR de 2019. O treinamento tem por objetivo adestrar os esquadrões participantes na execução de técnicas necessárias ao cumprimento da ação de busca e salvamento, possibilitando identificar as potencialidades e as necessidades de aperfeiçoamento do processo de preparo das unidades aéreas subordinadas ao comando de preparo. Neste ano, o exercício foi dividido em duas fases. A primeira etapa ocorreu de 3 a 7 de junho e também foi sediada na Ala 12. Na oportunidade, o Esquadrão Puma realizou o treinamento de içamento de tripulantes, a partir de um navio. Nessa ocasião, foi utilizado o navio patrulha oceânico, que agregou mais conteúdo aos participantes do exercício, com o foco na interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira. A segunda fase ocorreu no período de 4 a 20 de novembro e reuniu os seguintes esquadrões: Orungan, sediado na própria Ala 12; Phoenix, na Ala 3; Netuno, na Ala 9; Pelicano e Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), oriundos da Ala 5. Ao longo de 15 dias, essas unidades operacionais participaram de diversas atividades, com o objetivo de aprimorar as técnicas de busca e salvamento, tanto em um cenário terrestre quanto no marítimo. Umas das metas do treinamento foi a implantação de uma doutrina de buscas, no cenário terrestre, por parte dos esquadrões da aviação de patrulha. A estratégia adotada pela direção foi a de possibilitar a troca de experiências entre as unidades  especializadas em buscas no mar e o Esquadrão Pelicano, especialista em busca na terra. A troca de conhecimentos auxiliará as equipagens nos estudos para a implantação de uma doutrina para atuação no cenário terrestre. Ainda durante o exercício, o Esquadrão Pelicano treinou o lançamento do Bote SAR, que garante uma maior sobrevida ao náufrago, em caso de avistamento no mar, aumentando as chances de resgate com vida, enquanto aguarda a chegada de alguma unidade de salvamento. Mais informações no portal www.fab.mil.br. Foto: CECOMSAER/Ala 12 



SAIBA MAIS

Aviação Militar/Geral

30/07/2019


Airbus e OCCAR assinam contrato de suporte global para a aeronave A400M A fabricante europeia Airbus assinou um novo contrato de suporte para a aeronave A400M com a OCCAR (Organização de Cooperação Conjunta de Armamentos), que administra o programa multinacional em nome da Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo. 


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


Embraer e ELTA anunciam o lançamento do jato P600 AEW A Embraer Defensa & Segurança e a ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram um acordo de cooperação estratégica para desenvolvimento do modelo P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). Concebido para atuar em um novo segmento do mercado de AEW, esta aeronave de última geração é baseada na plataforma do jato executivo Praetor 600.


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


FAB realiza testes de enlace de dados controlador-piloto em espaço aéreo continental Os primeiros testes utilizando as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC) no espaço aéreo continental brasileiro foram realizados no último dia 20 de junho. A aeronave Legacy 500 da Força Aérea Brasileira decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Recife/PE. Os testes ocorreram com a participação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar responsável pela aferição de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, além de procedimentos de navegação aérea de grande precisão.



Publicidade