Fechar

Aviação Militar/Geral



Compartilhar:

RSS

Embraer entrega o primeiro avião KC-390 para a Força Aérea Brasileira

Embraer entrega o primeiro avião KC-390 para a Força Aérea Brasileira

A fabricante brasileira Embraer entregou para a Força Aérea Brasileira o primeiro avião de transporte multimissão KC-390 em cerimônia realizada na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). A Embraer tem realizado treinamentos teóricos e práticos junto às equipes da FAB para o início das operações do modelo. Projeto conjunto, o KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O programa representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira e um salto operacional para a aviação de transporte. Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves do tipo e suporte logístico inicial. Os aviões são produzidos na fábrica de Gavião Peixoto, em São Paulo. Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos. Pelo acordo, a TechCare ficará responsável pelo suporte logístico e de engenharia, controle de manutenção, reparo de componentes, equipe de apoio para entrada em serviço, fornecimento de materiais e um módulo adicional que inclui análises estruturais, desenvolvimento de boletins de manutenção e pintura de aeronaves, entre outros serviços. Equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros. Foto: CECOMSAER/Sgto. Bianca



SAIBA MAIS

Aviação Militar/Geral

30/07/2019


Airbus e OCCAR assinam contrato de suporte global para a aeronave A400M A fabricante europeia Airbus assinou um novo contrato de suporte para a aeronave A400M com a OCCAR (Organização de Cooperação Conjunta de Armamentos), que administra o programa multinacional em nome da Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo. 


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


Embraer e ELTA anunciam o lançamento do jato P600 AEW A Embraer Defensa & Segurança e a ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram um acordo de cooperação estratégica para desenvolvimento do modelo P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). Concebido para atuar em um novo segmento do mercado de AEW, esta aeronave de última geração é baseada na plataforma do jato executivo Praetor 600.


Aviação Militar/Geral

30/07/2019


FAB realiza testes de enlace de dados controlador-piloto em espaço aéreo continental Os primeiros testes utilizando as comunicações por enlace de dados controlador-piloto (CPDLC) no espaço aéreo continental brasileiro foram realizados no último dia 20 de junho. A aeronave Legacy 500 da Força Aérea Brasileira decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino a Recife/PE. Os testes ocorreram com a participação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar responsável pela aferição de auxílios à navegação aérea, aproximação e pouso, além de procedimentos de navegação aérea de grande precisão.



Publicidade