Fechar

Aviação Militar/Geral



Compartilhar:

RSS

FAB realiza campanha de reabastecimento em voo com helicópteros

FAB realiza campanha de reabastecimento em voo com helicópteros

Militares da Força Aérea Brasileira realizaram a primeira fase da campanha de ensaio para certificação do sistema de reabastecimento em voo (REVO) do helicóptero H-36 Caracal, com a aeronave KC-130H, garantindo ao Brasil ser o primeiro país da América do Sul com esta capacidade utilizando helicóptero. A operação aconteceu na Ala 11 (Galeão), com o objetivo de certificar, tanto em condições diurnas quanto noturnas (assistida com NVG e desassistida). Dessa forma, foram conduzidas avaliações específicas de ambas as aeronaves para determinar um envelope seguro contendo velocidade, altitude e configurações específicas. Durante esta fase, foram executados ensaios em solo com o objetivo de atestar o correto funcionamento do sistema por meio de cheques funcionais e compatibilidade NVG entre as aeronaves por meio de avaliações qualitativas. Os ensaios em voo com conexão a seco tem o objetivo de avaliar a capacidade de reabastecimento por meio das avaliações do grau de turbulência, verificação de possível interferência na leitura do sistema anemométrico devido à perturbação do ar e verificação do funcionamento do sistema mecânico em voo. A coordenação da campanha é do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que participou com duas de suas unidades: o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar que atua na certificação de sistemas de gestão da qualidade e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que desde 2014 vem atuando nas previsões teóricas e preparo desta campanha. Em agosto deste ano, aproximadamente dez militares que fazem parte da operação realizaram um intercâmbio na United States Air Force (USAF), em que foi possível se familiarizar com cada uma das etapas do REVO. A transferência de combustível em voo possibilita ao H-36 alcançar os extremos dos 22 milhões de km2 do território brasileiro para cumprir as missões de resgate no mar, ajudas humanitárias, infiltrações de tropas e transporte de militares em locais estratégicos. Após o término bem-sucedido da primeira etapa, será realizada, em 2019, a Fase II, na qual serão feitas as verificações finais de certificação. Em cumprimento ao contrato do projeto H-XBR, uma equipagem de ensaios da empresa Airbus Helicopters virá ao Brasil para apoiar na conclusão do processo de certificação por meio de ensaio em voo com conexão molhada (transferência de combustível) e para realizar treinamento dos pilotos da FAB, que futuramente irão operar o H-36 Caracal. Mais informações no portal www.fab.mil.br. Foto: CECOMSAER/IPEV



SAIBA MAIS

Aviação Militar/Geral

12/10/2018


Aeronave T-27 Tucano é tema de documentário nos seus 35 anos A aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira está completando no próximo dia 29 de setembro 35 anos de serviço, com o lançamento de um documentário realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.


Aviação Militar/Geral

12/10/2018


Boeing recebe novo contrato de US$ 160 milhões para suporte ao helicóptero CH-47 Chinook A fabricante norte-americana Boeing anunciou que continuará seu apoio ao inventário de pás de rotor para o helicóptero CH-47 Chinook do Exército dos EUA, através de um novo contrato de US$ 160 milhões.


Aviação Militar/Geral

12/10/2018


Embraer realiza com sucesso primeiro voo do avião de transporte KC-390 de série A fabricante brasileira Embraer anunciou ter alcançado outro marco importante com a conclusão do primeiro voo do avião de transporte multimissão KC-390 de série. Conforme acordado com a Força Aérea Brasileira, a aeronave passará a fazer parte da campanha de avaliações, na qual já foram registradas mais de 1.900 horas de voo.


Aviação Militar/Geral

12/10/2018


Segunda aeronave radar da FAB é entregue à Embraer para ser modernizada A Força Aérea Brasileira a segunda aeronave E-99 para a fabricante Embraer, responsável pelo processo de modernização do avião radar da FAB. Essa é mais uma etapa do projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).



Publicidade