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BH Airport implementa projeto do aeroporto silencioso

BH Airport implementa projeto do aeroporto silencioso

A concessionária BH Airport anunciou que reduziu a menos da metade o número de chamadas sonoras para os voos nas salas de embarque e desembarque. A estimativa é que o número de informações executadas na sala de embarque caia de aproximadamente 22,5 mil para 9 mil por mês, uma redução de 60%. Experiência inédita em terminais brasileiros, o projeto pretende melhorar o conforto acústico para cerca de dez milhões de passageiros que passam pelo aeroporto ao longo do ano e para toda comunidade aeroportuária. O projeto prevê que cada voo tenha no máximo três mensagens sonoras nesta fase. Antes disso, a quantidade de chamadas pelo sistema de som das salas de embarque e desembarque era de pelo menos cinco, entre a primeira chamada para embarque, orientações, início do embarque, última chamada e passageiros faltantes. O plano começou a ser implantado em 2016, em parceria com as companhias aéreas e já mostra resultados positivos, segundo avaliação dos próprios passageiros. Em maio deste ano, o indicador de conforto acústico, um dos itens pesquisados pela Agência Nacional de Aviação Civil, registrou crescimento de 13,1% em relação aos últimos resultados de 2016. Atualmente, o Aeroporto de Confins é o segundo melhor colocado neste indicador, entre os terminais com movimentação superior a 8 milhões de passageiros por ano. A redução só foi possível graças às mudanças em todo o conceito de sinalização interna (wayfinding), que incluiu novo layout, revisão do posicionamento e da quantidade de placas e também uma nova configuração dos painéis de voos. A proposta foi inspirada na experiência de diversos aeroportos internacionais como Zurique, London City, Quito, Helsinque e Bangalore, e teve como principais objetivos a prestação de informações de forma mais eficiente e uma mudança na cultura de orientação dos passageiros dentro do terminal.


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